os olhos necessitam de proteçao redobrados para o verão
09/11/2011 20:04
O verão
O verão é a estação que nos lembra muita diversão, calor e praia. Mas, também quando a temperatura aumenta as bactérias presentes têm mais facilidade para se reproduzir, assim se torna um período propicio para o aparecimento das doenças externas nos olhos, como a blefarite e a conjuntivite, a primeira não muito conhecida pelo nome é a inflamação nas bordas da pálpebra, costumam ser bastante comuns. É por esse motivo que dizemos que os olhos necessitam de cuidados redobrados no verão.
Ambas as doenças são transmitidas pelo contato com a bactéria ou com indivíduos que estejam com a doença. Por exemplo, se uma pessoa contaminada com a conjuntivite ou a blefarite coça os olhos e após isso dá um aperto de mão em outra pessoa, já é o bastante para essa outra pessoa estar contaminada também.
Os sintomas mais comuns da blefarite são pálpebras inferiores e superiores recobertas de detritos oleosos e bactérias em toda a base dos cílios. Já na conjuntivite a pessoa normalmente apresenta olhos vermelhos, sensação de areia nos olhos, inchaço das pálpebras, secreção, coceira e sensibilidade a luz.
Para evitar o contagio dessa doença é necessário alguns cuidados especialmente com a higiene, como lavar muito bem as mãos no mínimo umas cinco vezes ao dia, evitar o contato com pessoas contaminadas e manter sempre a higiene impecável. O cuidado deve ser ainda maior com as crianças, já que elas costumam ser as mais afetadas.
Se o contágio já tiver acontecido é recomendado que se procure um oftalmologista o quanto antes.
Paula