Não estrague o cabelo na praia!

07/11/2011 15:01

Como não estragar o cabelo na praia

A radiação do sol deixa os fios mais frágeis, sem brilho, mais quebradiços e com pontas duplas. Para evitar que seus cabelos se danifiquem use constantemente um leave-in, dê preferências aos que tem fator de proteção solar, e que seja composto por nutrientes como: manteiga de karité, ceramidas, bio-restore e outros que protejam, revitalizem e evite o envelhecimento dos fios. O sal da água do mar também danifica os fios, porque abre as cutículas do cabelo, deixando-o mais poroso, e fazendo com que haja uma perda maior de líquido da fibra, o resultado é um cabelo áspero e seco. Pra evitar tome uma ducha com água doce sempre que sair do mar para retirar o excesso de sal, use sempre chapéus para bloquear a ação do sol no cabelo com sal.

A água da piscina, embora não tenha sal, tem cloro, o que resseca muito os fios, desidrata, deixa-os endurecidos e com pontas duplas. Se você tiver cabelos claros corre o risco de ficar com aquele aspecto esverdeado, causado pelo sulfato de cobre. Você pode evitar isso usando constantemente um leave-in, e um shampoo anti-resíduo uma vez na semana. Evite também prender os cabelos molhados, por que sempre depois da lavagem os fios ficam mais frágeis e sensíveis a queda. Quando você amarra o cabelo ainda úmido gera irritação no couro cabeludo e descamação, que causa dermatite e seborréia. Por isso seque, modele e só depois prenda os cabelos.

O frizz também é muito comum por que o cabelo fica mais poroso, quanto as cutículas, ficam abertas e fracas. É mais comum nas pessoas com cabelos ondulados já que a oleosidade não se distribui igualmente pelo fio deixando-o mais seco. Tenha cuidado na hora de pentear, dê preferência aos pentes de madeira, evite ficar usando secador e chapinha, e use cremes e leave-in com moderação para não deixar o cabelo pesado demais.

Por: Bárbara Matos!